Prêmio ADVB de Comunicação Digital – IDENTIDADE NA COZINHA DO BRASIL

Saiba como foi conquistado este Case!

 

Problema

Em uma pesquisa realizada em pelo Instituto Gouvêa & Souza, encomendada pela Todeschini, revelou que o nível de envolvimento emocional com a marca havia sofrido uma queda e que o fator “modernidade” ainda não havia sido consolidado como sendo uma forte característica inerente à marca. 

 

Naquele mesmo momento, três marcas concorrentes se destacavam pelo seu desempenho no ambiente online (site e redes sociais), transmitindo principalmente modernidade e inovação, sendo comum a abordagem associando decoração e moda.

 

Solução

A Todeschini desejava abandonar o senso comum seguido pelos demais players do mercado em associar sua imagem apenas à moda. A gastronomia agrega valores como sofisticação e modernidade, apresentando forte apelo ao público-alvo da marca, além de estar diretamente relacionado ao foco de vendas da empresa: as cozinhas.

 

Neste momento foi desenvolvido um projeto online integrado ao conceito da Coleção Identidade, porém, sem apelo comercial denominado “Projeto Identidade na Cozinha do Brasil”.
O foco do Projeto foi apresentar as peculiaridades de diferentes lugares e culturas brasileiras, ressaltando o conceito encontrado nas peças da Coleção Identidade: a brasilidade. Para isso, foram convidados oito chefs de cozinha que são referência s locais e nacionais da gastronomia de suas respectivas regiões (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Pernambuco e Pará). 

Também foram selecionados oito ingredientes, que representam “a cara” do país (azeite de dendê, açaí, palmito pupunha, leite pirarucu, batata-doce, feijão preto e macaxeira). As regiões também foram escolhidas estrategicamente, incluindo aquelas que apresentam maior representatividade no faturamento da empresa, além de regiões que representam fortemente as raízes da cultura nacional. 

O objetivo era ir além da simples apresentação das receitas contendo tais ingredientes, como marcas de outros segmentos já fazem. A ideia é que os chefs apresentassem uma contextualização do prato de cada região, assim como dos ingredientes, de forma a ressaltar suas riquezas e histórias. Tudo isso tendo como pano de fundo as cozinhas da Coleção Identidade.

 

 

Retorno

Durante o período da ação, a página do Facebook da marca conquistou 71% de crescimento, o qual se deve, prioritariamente, aos esforços de comunicação relacionados ao Projeto, associado à comunicação da Coleção Identidade.
Durante esse período, 1.003.220 pessoas foram impactadas exclusivamente pela comunicação do Projeto Identidade. A ação foi desenvolvida em conjunto com os Destemperados e gerou ótimos resultados:
– Posts no site Destemperados: 101.229 interações.
– Posts no site Marketing na Cozinha: 534.237 visualizações.
– Público impactado pelos Food Hunters: 23.919 pessoas.

Isso tudo culminou no Prêmio de melhor estratégia Digital ADVB.

 

 

 Seu caso também pode ser um Case de Sucesso!

Contrate uma Mentoria ou Contrate uma Palestra