Seis Graus

“Eu li em algum lugar que todos neste planeta são separados por apenas seis outras pessoas. Seis graus de separação. Entre nós e toda as pessoas neste planeta. O presidente dos Estados Unidos. Um gondoleiro em Veneza.. . Como cada pessoa é uma nova porta, abrindo-se para outros mundos. Seis graus de separação entre mim e todas as pessoas neste planeta. “- John Guare,Seis Graus de Separação (1990)

Quanto conectado é o mundo?

Dramaturgos, poetas, e os cientistas propuseram que todos no planeta estão ligados a todos os outros por seis outras pessoas.

O Facebook através do seu research lab determinou que o número atual é de 3,57. Cada pessoa no mundo (pelo menos entre os mais de 2 milhões de pessoas ativas no Facebook) está ligado a todas as outras pessoas por uma média de três e meio de outras pessoas. A distância média que observamos é 4,57, correspondendo a 3,57 intermediários ou “graus de separação”. Dentro dos EUA, as pessoas estão ligadas uma as outras por uma média de 3,46 graus.

Nossos “graus de separação” coletivos têm diminuído ao longo dos últimos cinco anos. Em 2011, pesquisadores da Cornell, a Università degli Studi di Milano e Facebook calculado a média entre os 721 milhões de pessoas utilizando o site, e descobriu que era de 3,74, hoje, com o dobro de pessoas utilizando o site, temos crescido mais interconectado, encurtando assim a distância entre as outras pessoas no mundo.

Cálculo deste número em milhares de milhões de pessoas e centenas de milhares de milhões de conexões de amizade é um desafio; o Facebook utiliza técnicas estatísticas descritas  no link abaixo para estimar com precisão esta distância..

Os meus graus de separação

Segundo o laboratório de pesquisas do Facebook, eu tenho 3.24 pessoas entre qualquer desconhecido que queira alcançar.

Descubra o seu aqui.

“Calcular esse número entre bilhões de pessoas e milhares de milhões de conexões de amizade é desafiador, porque o número de pessoas alcançadas cresce muito rapidamente com o grau de separação”, está descrito no portal. “Imagine uma pessoa com 100 amigos, e então o número de amigos dos amigos será 10 mil. Se cada um desses amigos de amigos tiver mais 100 mil amigos, o número total será 1 milhão”, explica o Facebook, continuando o ciclo. No total, é preciso fazer esse esquema 1,6 bilhão de vezes, o mesmo número de usuários do Facebook.

O Facebook utiliza um algoritmo capaz de fazer essa contagem, contando quantas conexões são únicas. “Em suma, nós descobrimos que o mundo está mais conectado do que você pode imaginar”, concluiu a rede social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *