Os 4 P’s do Marketing

Também chamado de Composto de Marketing ou Marketing Mix, os 4 P’s são o conjunto de variáveis que determinam o posicionamento do produto no mercado, de acordo com o estudo do professor Jerome Mc Carthy (1978), que separou e classificou as quatro categorias. O Marketing Mix é composto por produto, preço, praça e promoção. Este composto mercadológico foi definido por Philip Kotler em 1998 como “o conjunto de ferramentas e estratégias que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado-alvo”.

Produto

O produto por ser físico ou um serviço, é aquilo que é oferecido aos consumidores. Nos dois casos, há uma necessidade de se atentar ao que se refere em cada produto, no caso dos serviços é preciso observar aspectos como local, tipo de serviço, condições de trabalho, entre outros. Já os produtos físicos aspectos como função, embalagem, design, aparência, acabam sendo os objetos de estudo.

Outra coisa a ser observada é o ciclo de vida do produto, desde sua introdução no mercado, ascensão, declínio, até a sua retirada.

Preço

Essa etapa é mais abrangente, pois depende de diversos fatores sobre o produto para se chegar a uma definição de preço, como o segmento de mercado, perfil do consumidor, aspectos culturais, regionais, dentre outros fatores que podem comprometer de alguma forma os valores.

Existem várias estratégias para definir o preço de um produto ou serviço, mas é preciso um estudo aprofundado sobre o que tange os valores a serem introduzidos no mercado, como financiamento, crediário, prazo médio, descontos, condições de pagamento, entre outros.

Praça

Categoria que define onde será comercializado o produto, onde será vendido, como chegará ao consumidor. Os pontos de venda, como são chamados, são os canais de distribuição e logística que fazem parte do estudo que envolve a cobertura e abrangência de áreas de atuação.

É importante ter um controle aprofundado de estoque e transporte, utilizando como base as cinco vertentes: fluxo de informação, fluxo de propriedade, fluxo de pagamento, fluxo físico e fluxo de promoção. Assim é possível analisar os melhores locais para a distribuição de seu produto.

Promoção

Promoção refere-se à publicidade do produto, ou um conjunto de estratégias de relações públicas, trade-marketing e propaganda voltada à promoção no mercado-alvo. Através da promoção é possível criar conceitos e posicionamentos sobre a marca, despertar necessidade de compra, desejo e fidelidade.

Para que as ações definidas nas estratégias funcionem, é preciso fazer uso constante da ferramenta de relações públicas, é ela que dá suporte perante o cliente através de ações institucionais, criando facilidade na análise de mídias a serem utilizadas através do estudo dos hábitos do consumidor, otimizando campanhas de acordo com cada tipo de público.

Hoje em dia existem alguns outros P’s introduzidos não oficialmente neste estudo, visando estreitar cada vez mais as relações de troca. Estudos que envolvem psicologia, finanças, dados demográficos e muitos outros fatores que determinam as tendências de mercado, fatores esses que influenciam diretamente e positivamente na criação e otimização de produtos, serviços e novas soluções de negócios pelo mundo todo.

Referências: 
“Marketing Management” *2006 – Kotler, PHILIP & Keller, KEVIN

“OS 4Ps DO COMPOSTO DE MARKETING NA LITERATURA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO” *2000 – Angélica do Amaral, SUELI

Arquivo FMU -* 2015

www.comosermaiscriativo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *