O que é ZMOT

O consumidor atual se comporta de maneira diferente com relação à compra, pesquisando produtos na Web antes de adquiri-los. Então, as estratégias de marketing também devem evoluir. O Google, autor do livro Zmot, chama o momento da tomada de decisão on-line de Momento Zero da Verdade (Zero Moment of Truth) ou ZMOT.

Modelo tradicional

O termo ZMOT é a abreviação de Zero Moment of Truth. Esse conceito é inspirado nos termos apresentados pela Procter and Gamble em 2005, o First Moment of Truth (FMOT), ou seja o primeiro momento da verdade, aquele no qual o consumidor está diante da prateleira e precisa decidir qual produto levar e o Second Moment of Truth (SMOT), o segundo momento da verdade, que é quando o consumidor consome o produto e tem a experiência que decidirá se ficará satisfeito e voltará a comprar.

Novo Modelo de ZMOT

Em 2012, o Google notou que o comportamento do consumidor estava mudando e encomendou um estudo com mais de 5.000 consumidores. Esse estudo revelou que realmente houve uma importante mudança na jornada de decisão de compra do consumidor. O momento em que ele estava em frente ao produto, já não era o primeiro momento da verdade. Ao saber de um produto ou serviço, a primeira atitude dos consumidores é pesquisar na internet, muito antes de ir até o ponto de venda. E foi esse momento que o Google batizou de Zero Moment of Truth.

www.comosermaiscriativo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *