Como ser mais criativo? 5 Dicas Inovadoras

Seja na hora de fazer um projeto, comandar um time ou se virar para pagar as contas do fim do mês, a criatividade é extremamente importante para quem busca empreender.

Às vezes dá aquele frio na barriga, bate o medo de não conseguir dar conta do recado até que com muita criatividade surge uma ideia brilhante que te salva.

Você sabia que dá para deixar a sua mente treinada a ser mais criativa para você ter cada vez mais insights inovadores?

Por isso separamos aqui 5 Dicas Inovadoras de como ser mais criativo.

Fuja da Rotina:

Se você fizer exatamente as mesmas coisas todos os dias, sua cabeça ficará com as mesmas ideias de sempre, por isso é tão importante fugir da mesmice.

As pessoas se enganam ao pensar que uma rotina diferente dá trabalho, precisa gastar muita grana, viajar para longe, etc.

Na verdade, você pode modificar totalmente o seu dia fazendo mudanças bem sutis como: trabalhar fora do escritório, fazer um trajeto diferente para chegar à empresa ou conversar com pessoas de fora do seu convívio.

A criatividade mora bem longe da zona de conforto, por isso mantenha-se distante da rotina.

Controle suas emoções:

Ansiedade para entregar os projetos, medo do que os outros vão pensar, perfeccionismo ao extremo, são sentimentos que deprimem e te afastam da criatividade.

Para ter boas ideias, assuma o controle de suas emoções.

Faça um planejamento de tarefas para que sua mente entenda que você está no caminho correto e fique mais livre para criar.

Outras formas de manter-se bem emocionalmente é meditar, relaxar, ler.

Lembre-se de fazer atividades que te afastem ao máximo do estresse e sua criatividade atingirá o nível máximo.

Faça exercícios físicos e capriche na alimentação:

Muitas vezes o trabalho exige que você fique sentado por horas e mais horas na frente do computador, isso além de ser prejudicial à saúde também deixa o nível de criatividade baixo.

Já foi comprovado cientificamente que os exercícios aeróbios estão diretamente ligados ao hipocampo, que é a principal área responsável pela memória e capacidade de absorção de informações do nosso cérebro.

Se exercitar também auxilia na concentração, no foco, melhora o humor e a autoestima.

Não deixe para segunda-feira.

Procure alguma atividade física que você se identifique e comece hoje mesmo, 15 minutos de caminhada diários podem ser mais eficazes para sua produtividade e criatividade do que trabalhar 1 hora a mais por dia.

Outra dica bem interessante é apostar em uma boa alimentação: exclua fast food, frituras e açúcar em excesso do seu cardápio.

Invista em alimentos ricos em Ômega 3, o maior responsável pela saúde mental, você pode encontrá-lo em peixes como atum, arenque e sardinha.

Mais opções que melhoram o processo de criatividade são frutas vermelhas como: morango, amora e mirtilo. Consuma também beterraba, ela aumenta o fluxo de sangue no cérebro e isso ajuda no desempenho do mesmo.

Seja proativo:

Não fique esperando as coisas acontecerem para aí sim você pensar.

Tenha o espírito de um empreendedor.

Arrisque-se, tome decisões, corra atrás do que você quer.

A criatividade só vai aparecer se você estiver buscando por ela, nunca irá cair do céu.

Nunca tenha vergonha de pedir ajuda a outros profissionais, às vezes você leva uma semana para resolver um problema que poderia ter solucionado em apenas alguns minutos se tivesse pedido auxílio.

Mas claro, antes, tente realizar a tarefa sozinho.

Peça apoio realmente quando precisar e tenha cautela para não se tornar inconveniente ligando para o colega todos os dias.

Também se lembre de ajudar a outros profissionais quando for solicitado, em um networking você poderá ter ideias inovadoras e criativas para os seus próprios projetos.

Arregace as mangas e entre logo em ação, só assim você conseguirá alcançar a criatividade que tanto deseja.

Dê uma cochilada ao longo do dia:

Você acha que dormir é perder tempo?

Talvez esteja na hora de rever esse conceito.

Claro que se você está com projetos atrasados, tarefas acumuladas e clientes te ligando, você não deve dormir a tarde toda em plena terça feira.

Mas sabia que tirar um cochilo de até 30 minutos ao longo dia influencia na criatividade, felicidade e te deixa mais empenhado a realizar suas tarefas?

Só não exagere, dormir demais te deixará mais lento e com preguiça de realizar suas atividades.

E você?

O que tem feito para aumentar o nível de criatividade?

Deixe aqui nos comentários:

Uma resposta para “Como ser mais criativo? 5 Dicas Inovadoras”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *