COMO NASCE UMA IDENTIDADE VISUAL?

METODOLOGIA PASSO A PASSO

O processo de desenvolvimento de uma identidade visual nasce nos valores de uma empresa, na sua visão e principalmente no seu propósito.

Assim como a identidade precede tudo na comunicação, o propósito precede a própria identidade.

ETAPA 1 – Coleta de dados

Todo projeto de identidade visual precisa ser alimentado com informação. Antes da própria informação nascer existe a etapa de coleta de dados. Esta pré etapa consiste em 2 canais de dados: dados oriundos da empresa como: história da empresa, seus pontos fortes, sua forma de vender, o que ela vende e porquê, fotos dos produtos, das instalações, dos materiais usados na empresa, perfil de clientes. Dados oriundos do mercado: analisando os principais concorrentes, oportunidade e ameaças.

Neste momento é importante criar uma rotina de pesquisa, pode ser através de um sistema de pesquisa estilo survey, ou entrevistas diretas com os stakeholders.

RESULTADO: Conhecimento aprofundado da empresa. Conhecemos seus pontos fortes, sabemos sua estratégia, conhecemos seu perfil de clientes e concorrência.

Todos os dados são analisados e transformados em informação, catalogados em nível de importância e registrados em um documento.

ETAPA 2 – PAINEL SEMÂNTICO

O painel de inspirações deve conter tudo que na opinião do profissional, tem a ver com as informações obtidas. Esse painel pode ter cores, formas, palavras, sentimentos, sons, vídeos, fotos, desenhos e outras inspirações. Esse fragmentos darão origem a identidade.

Após a construção do painel de fragmentos da identidade é fundamental contar com o fundador da empresa, pois essa colagem deve refletir seu “Ethos”. Ele deve nortear a sua pesquisa. Você pode criar um sistema de recorrência com conceitos que você extraiu da pesquisa.

RESULTADO DESSA ETAPA: Como resultado do painel e de toda essa pesquisa é possível  escrever o manifesto da marca. O manifesto é um texto com tudo que consideramos importante até agora. O que a pessoa empreendedora nos disse, passando pelo que nós consideramos importante no painel. Ele deve ser uma forma de expressão emocional do propósito da marca.

ETAPA 3 – IDEAÇÃO

Este é o momento da criação, não há formas ou técnicas para isso, aqui a vazão é artística, estética e intelectual.

O objetivo dessa etapa é justamente gerar muitas possibilidades. Criar formas, cores, conjuntos de cores, tipos de letras. Pode-se usar lápis, caneta, tinta, o que estiver ao alcance para traduzir o propósito em informação visual. quantidade precede qualidade. Nesse etapa, nenhuma ideia vai ser descartada, até aquelas formas e cores que a gente considerar malucas, exageradas, todas são bem vindas.

RESULTADO DESTA ETAPA: Temos várias possibilidades de caminhos que poderemos seguir com essa marca.

ETAPA 4 – PROTOTIPAÇÃO

Nós acabamos a etapa anterior com algumas possibilidades de caminhos. Agora, é hora da gente se reunir e decidir qual caminho vamos seguir.  Quais características de cada caminho são mais fortes? Quais são os caminhos que mais diferenciam aquela empresa diante dos seus concorrentes?

Este é o momento de adequação e comparação.

De perceber se a marca se distingue, se ela tem os valores que atribuímos, se em comparação com a concorrência ela se destaca. Se a estética tem fit com o mercado alvo…

RESULTADO DESSA ETAPA: O resultado é montar tudo isso em uma apresentação. Com o manifesto, o propósito e a defesa conceitual.

ETAPA 5 – FINALIZAÇÃO

Depois que o cliente viu a apresentação, recebemos a aprovação completa após essa apresentação. Este é o momento de desdobrar o universo visual em um identidade de marca.

Criar os materiais básicos, mapear os pontos de contato, prever cada uma das etapas da jornada e finalizar as artes para a produção.

RESULTADO DESSA ETAPA: O resultado final é o BrandBook com toda a identidade visual, norteadores estratégicos e arquivos para reprodução.

Olha que legal: Eu escrevi este livro sobre como fazer o seu BrandBook e está disponível inteiramente grátis. Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *