Bloqueio Criativo: 5 formas de eliminá-lo de uma vez por todas


Se você trabalha na área de inovação, provavelmente já se deparou com um bloqueio criativo.

Dá aquele branco, um desespero gigante e a impressão que o prazo de entrega do projeto vai chegar, seu trabalho não vai sair, você vai perder o cliente, não vai conseguir pagar suas contas, enfim, o caos está formado!

Cada minuto que passa o estresse e o tamanho do problema parece que só aumentam.

Quer eliminar o bloqueio criativo da sua mente de uma vez por todas?

Basta continuar a leitura do nosso artigo.

Faça uma lista de tarefas e não se desespere:

Normalmente, os bloqueios criativos acontecem quando estamos sobrecarregados de trabalho e não sabemos nem por onde começar.

E aqui vai a primeira dica: comece com uma lista de tarefas, coloque tudo que precisa resolver em ordem de prioridades.

Em um primeiro momento, você poderá até se sentir mal em ver tantas coisas a fazer, mas na maioria das vezes, as tarefas demoram bem menos tempo a serem realizadas do que você imagina.

Após enumerar a lista, vá resolvendo as pendências e fazendo um check no que estiver pronto.

Apenas esta ação já te ajudará a esvaziar a cabeça, lhe trará a sensação de que está tudo sob controle e o estresse diminuirá.

Mente tranquila é certeza de criatividade.

Faça pequenas pausas:

Outro método simples e eficaz para evitar o bloqueio criativo é realizar pequenas pausas no trabalho.

O que fazer nesse espaço de tempo vai de cada um.

Pare alguns minutos, dê uma mexida no corpo, beba um gole de café ou vá falar com algum amigo, o mais importante é que sua mente dê uma pequena descansada da função para relaxar um pouco e depois voltar com a criatividade lá em cima.

Uma técnica muito utilizada para produtividade que também usa pausas é a Pomodoro.

Ela consiste em você trabalhar com foco total na atividade durante 25 minutos (não pode ter nenhum tipo de distração nesse tempo) e parar por 5 minutos para tomar uma água ou fazer um alongamento, após 4 ciclos você poderá fazer um descanso maior, de meia hora.

E é claro que você pode modificar a técnica para atender melhor sua necessidade, como aumentar o tempo de foco total para 40 minutos e as pausas para 10 minutos, aí depende de você.

Foco total mais descanso te ajudarão muito a ficar bem distante dos bloqueios criativos.

Desconecte-se das Redes Sociais:

Falando em perder o foco, há algo que nos deixe mais dispersos do que redes sociais?

Às vezes a sua intenção é até das melhores.

Você dá uma pausa no trabalho, abre um vídeo no Youtube sobre as melhores dicas para ter sucesso na área da arquitetura, depois assiste outro sobre design,vê algo sobre política, futebol e quando cai em si já se passaram 1 hora e meia e você está aprendendo a trocar o carburador de moto, sendo que você só tem carro.

Se em toda a profissão tempo equivale a dinheiro, nas que trabalham com inovação vale ainda mais.

Uma hora por dia nas redes sociais pode significar um projeto a menos para pagar as contas, em um mês podem ser 30 a menos, já pensou em um ano? Em dez?

Enquanto mais focado você estiver no seu trabalho, mais criativo e inovador será.

O celular deve ficar bem longe, deixe apenas o projeto que está trabalhando aberto no computador e na hora de criar não fique nem com seu e-mail logado para evitar as distrações ao máximo.


Mude de local de trabalho:

Se você consegue trabalhar apenas com o notebook e internet, também tem a opção de aguçar sua criatividade mudando o local de trabalho.

Ao invés de fazer seus projetos apenas no escritório, experimente ir a cafés, bibliotecas ou se você trabalha em home office, teste mudar de cômodo, ficar um tempinho ao ar livre também é bem estimulante para o cérebro.

Algumas cidades já possuem coworking, são ambientes de trabalho compartilhados por autônomos, esta é uma ótima opção porque além de estimular a criatividade, faz com que você conheça profissionais de diversas áreas diferentes.

Quem sabe possam surgir novos negócios e amizades?

Vale a pena conferir!


Relaxe:

Uma das maneiras mais eficazes em combater o bloqueio criativo é relaxar.

Vá fazer uma atividade física, ler uma ficção ou assistir sua série favorita.

Na verdade, não importa o que você vai fazer para relaxar, mas a dica é deixar seu cérebro descansar em atividades que te tragam a sensação de bem-estar.

Também não abra mão de boas noites de sono.

Com a mente leve e descansada sua cabeça estará cheia de ideias inovadoras e livre dos bloqueios criativos de uma vez por todas.

E você o que faz para não ter bloqueio criativos?

Deixe aqui nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *