Quer receber conteúdos
exclusivos direto no seu e-mail?

se não quiser clique aqui para fechar

blog

5W2H

Fazer Marketing é, ajudar as organizações a tomar melhores decisões utilizando-se de análise de dados.


 


Uma das grandes dificuldades encontradas quando se trata de projetos é a entrega das suas atividades. Muitas vezes, mesmo sabendo o que deve ser feito, constatamos que depois de um determinado tempo nada foi realizado, isso pode ser motivado por delegações de atividades feita de formas adequadas.


 


O 5W2H é uma ferramenta de gestão de atividades que contribui para que as tarefas sejam realmente executadas, permitindo que as empresas tenham alta produtividade e aumentem sua taxa de sucesso.


 


O 5W2H surgiu no Japão e é considerado uma das técnicas mais eficazes em relação ao planejamento de atividades e à elaboração de projetos. Ele foi criado por profissionais da indústria automobilística com a finalidade de auxiliar na elaboração de planos de ação.


 


Portanto, funciona como um mapeamento das atividades, estabelecendo o que vai ser feito, quem vai fazer, em qual período de tempo, em qual área da empresa e os motivos pelos quais a tarefa deve ser feita. Trata-se de uma espécie de checklist que aumenta a clareza sobre as diversas demandas e que pode ser utilizada por qualquer empresa e em qualquer departamento.


 


Onde o 5w2h pode ser utilizado:


 



  • no planejamento estratégico para definir as entregas e ações;

  • na manutenção de máquinas de uma indústria;

  • na definição de um processo de recrutamento e seleção de pessoal;

  • no aumento da sua carteira de clientes.





É um método de gerenciamento de atividades de um projeto ou de um plano. O nome dessa ferramenta de gestão vem de 5 perguntas em inglês que começam com a letra “W” e 2 que começam com a letra “H”. Veja, a seguir, os significados de cada uma:


 



  • What? (O que fazer?) — Qual é o projeto, estratégia ou atividade que precisa ser executada ou qual objetivo deseja-se alcançar?


 



  • Why? (Por que fazer?) — Por que isso precisa ser feito? É importante para a equipe, para os clientes ou para a empresa? Vai solucionar algum processo ou um problema?


 



  • Where? (Onde será feito?) — Em qual local será feito? Dentro ou fora da empresa? É de responsabilidade de qual setor ou departamento? É importante detalhar em qual área ou departamento as ações vão ser aplicadas para que os resultados sejam bem definidos.


 



  • Who? (Por quem será feito?) — Quais colaboradores devem realizar essa tarefa?


 



  • When? (Quando?) — Qual é a data inicial e o prazo para finalizá-la?


 



  • How? (Como fazer?) — Quais são as etapas e ações necessárias para alcançar o objetivo definido? Atribua um responsável por cada etapa e inclua uma data de conclusão específica para ela.


 



  • How much? (Quanto custará fazer?) — Qual vai ser a despesa para cumprir as tarefas determinadas? Estime quantos recursos humanos e materiais vão ser necessários e quanto isso significa em dinheiro. Todas as despesas com materiais, recursos, equipamentos, instrumentos e processos devem ser calculados.

Quer conteúdo de verdade? Aproveite e baixe meu e-book e entenda como ajudei empresas a ganharem seu 1º bilhão!

.pode mandar que já já te respondo!