blog

O que é SEO

Três palavras que, para a maioria das pessoas, invocam partes iguais de suor e esperanças no que diz respeito ao sucesso de seus negócios.


 


A chamada publicitária para fazer "SEO" é bem conhecida:


Classifique seu site em 1º lugar nas buscas do Google!


Obtenha tráfego de pesquisa massivo e exposição passiva!


Lucro!


 


Mas para muitos iniciantes, sua jornada no SEO termina antes mesmo de começar.


 


Black hat versus White hat?


Auditorias no site?


Perfil de backlink?


Classificação de URL e dificuldade de palavras-chave?


 


Para os profissionais de marketing mais experientes, a luta é para acompanhar as inovações em um mercado que se movimenta em ritmo vertiginoso:


E se o próximo algoritmo do Google atualizar meu tráfego orgânico?


As táticas que estou usando agora ainda serão relevantes daqui a três anos?


Em que devo estar focando?


 


Em algum lugar ao longo da linha do tempo, todos nós acabamos fazendo a mesma pergunta: O que é SEO, realmente?


 


E se,tudo isso vale a pena?


 


Tudo está diretamente conectado a forma, ao nosso comportamento de busca, conhecido como:


A psicologia da busca e os três tipos de busca


A psicologia da busca gira em torno do usuário: suas necessidades, sua forma de buscar por respostas, os resultados que ele espera ao buscar algo e etc.


De forma resumida, a psique humana frente aos mecanismos de busca passa pela necessidade de suprir um desejo específico, que pode se manifestar de formas diversas, e é papel das empresas que investem em Marketing Digital responder de forma objetiva a todas essas dúvidas e necessidades.


Por isso, quando pensamos no entendimento dos processos de pesquisa, é preciso sempre se colocar no lugar desse usuário que está buscando por alguma informação em um mecanismo de pesquisa como o Google.


E um dos primeiros passos para entender a busca do usuário é conhecer a intenção de pesquisa. Conhecer essa intenção é fundamental para conseguir atrair o público correto para o seu site.


Portanto vamos explicar para você o que leva o usuário ao Google. Existem três tipos de busca:


1. Pesquisa ou busca navegacional


Este tipo de pesquisa — também conhecida como pesquisa de atalho — é realizada quando o usuário já sabe para qual site gostaria de ir, mas talvez não se lembre da URL completa ou esteja com preguiça de digitar.


Por exemplo, se o usuário busca por “Rock Content” ou “blog da Rock Content” para encontrar nossos conteúdos, sua intenção de pesquisa é clara e, por isso, são poucas as chances deste usuário mudar seu destino final na web — essa pessoa já sabe o que procura.


 


2. Pesquisa  ou busca informacional


Como o próprio nome diz, na busca informacional o usuário busca por informações, seja por meio de notícias, releases de algum produto ou artigos explicativos.


Ao contrário da pesquisa navegacional, nesse caso o usuário não sabe exatamente em qual site chegará para encontrar o conteúdo que procura, pois não é possível identificar claramente sua intenção de busca.


Por isso é tão importante que as empresas tenham um bom rankeamento no Google.


Por não saber exatamente qual site quer visitar, o usuário tende a utilizar os resultados orgânicos para procurar a solução da sua dúvida ou necessidade, e é nesse momento que o bom posicionamento do seu blog ou site é algo vantajoso para os negócios.


 


3. Pesquisa ou busca transacional


Nesse tipo de pesquisa o usuário está buscando executar uma transação. Seja comprar diretamente um produto, encontrar uma loja, ou fazer qualquer outro tipo de transação online.


Esse tipo de pesquisa é extremamente valiosa, especialmente para e-commerces.


Agora que você já entendeu os 3 tipos de busca, no próximo tópico vamos explicar como funciona o maior mecanismo de buscas do mundo, o Google.





Vamos lá!


 


SEO significa Search Engine Optimization.



  1. SEO é sobre como otimizar sites para mecanismos de busca Já se passaram quase 30 anos desde o lançamento do primeiro mecanismo de busca, mas muitas respostas ainda se alinham com a abordagem mais tradicional de SEO. Isto é, o que cunhou o termo “search engine optimization” em si. Essas definições de SEO exploram o processo de otimização de sites para melhor adequar-se a algoritmos de mecanismos de pesquisa, tudo em nome da classificação mais alta nos resultados da pesquisa.

Quer conteúdo de verdade? Aproveite e baixe meu e-book e entenda como ajudei empresas a ganharem seu 1º bilhão!

.pode mandar que já já te respondo!