blog

Objetivo SMART

Em diversas empresas por onde passei traçar um objetivo parecia algo fácil, e às vezes fácil demais. O papel aceita tudo. Colocar uma ambição, traçar uma meta, definir um objetivo numa reunião sem dados e fatos é achismo. Descubra agora como definir um objetivo inteligente e quais são os critérios para isso:


Específico – Um objetivo SMART precisa ser claro e objetivo em seu propósito. Foco é a palavra de sucesso. Grande parte dos objetivos são macro, e pecam em não ter um foco específico.


Mensurável – É preciso que haja formas claras e assertivas de mensurar aquele resultado. O que não se mede não se gerencia.


Alcançável – Toda meta traçada deve ser alcançável. Muitas empresas querem ser arrojadas demais e pecam no que é impossível de alcançar.


Relevante – De que adianta analisar um número que não leva a nada? Um objetivo SMART precisa ser relevante para o negócio, atenção aqui às metas de vaidade.


Delimitado no tempo – Para medir com exatidão um resultado é preciso delimitar o período de tempo dos dados que serão usados. Ao traçar uma meta é preciso definir em quanto tempo a empresa pretende alcançá-la.


EXEMPLOS DE OBJETIVOS SMART


Alguns exemplos para ajudar a fixar um conteúdo:


A meta “vender mais” não é smart. Agora, “nossa meta é vender 10% mais (seu produto) do que o mesmo período do ano passado” é um objetivo smart.


A meta “ter mais seguidores nas redes sociais” não é smart. Porém, “nossa meta para este mês é aumentar a taxa de conversão das nossas páginas de compra pela internet em 10%” é SMART.


 


Outras variáveis.





Existe um fenômeno na gestão que impacta diretamente nossa tomada de decisão, o conhecido como tríplice restrição: custo-tempo-qualidade.


 


Tempo



  • O tempo é definido como uma dimensão que representa uma oportunidade de realizar alguma atividade útil, como adicionar a riqueza de uma pessoa, uma empresa ou sociedade como um todo. Se o tempo é a essência, diz que o projeto é orientado a eventos, então o preço pode aumentar, ou partes do processo devem ser ignoradas para cumprir o prazo. Ignorando as partes do processo de projeto significa que a qualidade vai sofrer.


 


Custo



  • Custo é definido como sendo o valor monetário pago pelo trabalho, instalações, materiais e componentes, as despesas gerais e profissionais. A sua peça deve ser livre de erro, então espere gastar mais dinheiro para garantia da qualidade. Se a peça vai ser visto pelo público em geral, este é um aspecto que você definitivamente não deve cortar em.


 


Qualidade



  • Qualidade é visto pelo especialista valor refere-se ao desempenho de funções, tanto de uso e estéticos. Se o seu orçamento é quase nada e você não tem um designer em sua família a correr para, em seguida, a garantia de qualidade vai faltar, e seu projeto se tornará uma prioridade mais baixa em comparação com os projetos mais rentáveis, portanto, tendo mais tempo para concluir.

Quer conteúdo de verdade? Aproveite e baixe meu e-book e entenda como ajudei empresas a ganharem seu 1º bilhão!

.pode mandar que já já te respondo!